In Dicas, Saúde

O colesterol está intimamente ligado ao risco de infarto e doenças do coração. O fator causador pode ser genético e hereditário ou resultado de hábitos ruins e má alimentação. O acúmulo do colesterol resulta no depósito dessa substância na parede dos vasos, atrapalhando a circulação sanguínea e causando derrame e também gordura no fígado. O fumo também é um fator determinante na condição de saúde do paciente com colesterol alto. Por essas razões, separamos algumas dicas sobre como diminuir o colesterol, mas ressaltamos que a avaliação e o acompanhamento de um médico são de extrema importância neste tipo de caso.

Para que seja possível diminuir o colesterol, o paciente deve entender que atitudes esporádicas não são suficientes para dar conta do problema. Uma mudança de hábitos de vida é indispensável para que seja possível controlá-lo.

Pare de fumar

O fumo aumenta a pressão sanguínea. Descontinuar seu uso é fundamental para que os níveis de colesterol baixem. Para isso, procure ajuda médica, faça terapia e vá ao psicólogo especializado se for preciso.

Faça exercícios físicos

Além de combater o sedentarismo, os exercícios físicos recomendados para pessoas com colesterol alto, geralmente envolvem a perda de gordura abdominal, fatores que estão diretamente ligados. No caso de homens, a cincunferencia abdominal não pode ultrapassar os 92 cm. Nas mulheres, o recomendado é manter a circunferência abaixo de 87 cm.

Atenção especial à dieta

Evite gorduras trans e saturadas, pois elas causam um aumento direto nos níveis de colesterol. Prefira alimentos magros, como carne branca e produtos desnatados e ainda, invista em gorduras boas como o óleo de oliva ou óleo de canola. Frituras, bem como bolachas recheadas, devem ser excluídas do cardápio. Além disso, prefira alimentos ricos em fibras, e utilize as frutas e verduras para deixar as refeições mais balanceadas.

Faça um acompanhamento com médico especializado, ele saberá fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para diminuir o colesterol. É muito importante estar atento ao que ele diz.

O Ceen Pós Graduação oferece cursos de pós-graduação e treinamentos na área da saúde. Para saber mais, entre em contato conosco.

Recommended Posts
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search