Livros de enfermagem: 14 opções para ler e se destacar no mercado

Ao escolher a área de saúde, é preciso ter em mente que os estudos nunca cessam. Por isso, livros de enfermagem fazem parte do dia a dia, tanto de estudantes de graduação e pós-graduação, quanto de profissionais mais experientes.

Como uma ciência dinâmica, a medicina avança constantemente e os profissionais envolvidos lidam com vidas diariamente.

Dessa maneira, qualquer dúvida que se apresente em seu dia a dia deve se esclarecida para que não ocorram erros de conduta e diagnóstico.

Pensando nisso, listamos aqui 14 livros que não podem faltar na sua estante, entre manuais, dicionários e livros didáticos, obras completas e de consulta rápida, temos aqui, uma seleção com os melhores. Confira!

1. Fundamentos de Enfermagem

Em sua 8ª edição, esse best-Seller foi adaptado à realidade brasileira, contando com o Código de Ética em Enfermagem, Legislações Brasileiras, medicamentos, procedimentos e informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O livro apresenta os princípios, conceitos e procedimentos dos Fundamentos de Enfermagem, com uma abordagem didática de estudo, integrada à prática.

A nova edição inclui conteúdo preciso e atualizado, segundo as últimas pesquisas baseadas em evidências. Escrito por um grupo de especialistas da área, como Patrícia Potter, Anne Griffin Perry e outros.

2. Blackbook: Enfermagem

Escrito por profissionais brasileiros, tem como base a nossa realidade. Ele é compacto e feito para ser carregado no cotidiano de trabalho, auxiliando o enfermeiro nos momentos críticos de sua rotina.

Com o objetivo de atender necessidades de consulta rápida e dúvidas do dia a dia, o livro aborda temas comuns e essenciais à prática de enfermagem de maneira didática e objetiva, com linguagem leve, ilustrações e tabelas.

3. Procedimentos e Intervenções de Enfermagem

O livro, de 2013, traz 180 técnicas e capacitações dos mais variados níveis, do básico ao avançado, usadas na prática, no dia a dia da profissão.

As três autoras, Potter, Perry e Elkin, apresentam habilidades que incluem desde a coleta de dados e planejamento à implementação e avaliação.

Além disso, conta com duas seções relevantes para aqueles que ocupam cargos de liderança, sobre delegação e colaboração.

4. Manual de Diagnósticos de Enfermagem

Publicado pela Artmed em 2008, o livro de Lynda Juall Carpenito, torna simples o acesso aos diagnósticos de enfermagem, bem como aos problemas colaborativos, ajudando na elaboração de diagnósticos mais precisos.

5. Dicionário Prático Enfermagem e Saúde

Um grande aliado no cotidiano não só de enfermeiros, como de outros profissionais e estudantes da área de saúde.

Como um dicionário, explica milhares de termos técnicos já conhecidos e novos, porém, em sua introdução, também aborda assuntos como alimentação, hábitos saudáveis e outros pontos que merecem a atenção dos profissionais.

6. Diagnósticos de Enfermagem da Nanda — Definições e Classificações

Atualizada e revisada por T. Heather Herdman e Shigemi Kamitsuru, a edição 2018-2020 traz análises que apresentam definição, descrição e fatores de risco da prática da enfermagem, seguindo a taxonomia NNN. O livro contém 187 diagnósticos, desses, 26 são revisados e 15 novos.

7. Técnicas Básicas de Enfermagem

Em sua 3ª edição (2013), a obra é um roteiro de procedimentos de enfermagem dirigido a todos os profissionais da área, organizada por Andrea C. B. Volpato e Vanda C. S. Passos.

As metodologias são dispostas em um plano sistemático, com nome, definição, objetivo, descrição, material necessário e observações referentes a cada procedimento.

Tem por objetivo promover o atendimento humanizado, com foco na segurança, economia e conforto.

8. Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC)

O livro consiste em lista completa de intervenções de enfermagem, que vai desde a prática generalista às especificidades das especialidades, colaborando a padronização dos conhecimentos no ensino e prática da enfermagem.

A 6ª edição foi publicana no Brasil pela Elsevier, em 2016. O livro é de autoria de Gloria M. Bulechek.

9. Dicionário de Administração de Medicamentos

Apresentando 1.160 sais em ordem alfabética, essa obra completa é reconhecida por muitos profissionais de saúde. Com todos os princípios ativos dos fármacos produzido no Brasil, com suas propriedades farmacocinéticas, ação farmacológica, indicações e posologia, além de contraindicações, precauções, reações adversas e interações medicamentosas.

Além disso o livro conta com um tópico específico: os Cuidados de Enfermagem. A 10ª edição teve novas substâncias incluídas.

10. Enfermagem em Saúde Coletiva — Teoria e Prática

Com a colaboração de professores de várias universidades, a obra de Natália de C. Horta e Marina C. M. R. de Souza foi publicada em 2012 pela Guanabara Koogan. Aborda a prática gerencial, educativa, assistencial e investigativa, em um livro voltado para o enfermeiro da saúde coletiva.

11. Atendimento Inovador em Saúde

Esse livro, de Nisia Teles, resgata nos profissionais o amor pelo cuidado humano. Com uma linguagem fácil e acessível, tem o objetivo de mostrar a capacidade que cada um tem para crescer profissionalmente e realizar coisas incríveis.

12. Terminologia em Enfermagem

Trata-se de um material de bolso, com o objetivo de solucionar dificuldades na terminologia de enfermagem rapidamente. Os termos são colocados com clareza e ajudam a esclarecer dúvidas que possam surgir no campo de atuação do profissional de enfermagem.

13. Enfermagem e Saúde da Mulher

Com uma abordagem atual e inovadora, que tem a humanização como princípio norteador do cuidado à mulher, o livro aborda aspectos relacionados à saúde da mulher e às políticas públicas.

Violência, exclusão social, questões de gênero, direitos reprodutivos e agravos à saúde são integram o conteúdo primoroso da obra destinada a estudantes de graduação e pós-graduação em enfermagem.

14. A Comunicação nos Diferentes Contextos da Enfermagem

As autoras, Maguida Costa Stefanelli e Emilia Campos de Carvalho, abordam teorias da comunicação no âmbito da enfermagem, conceito e estratégias da comunicação terapêutica.

Além dos empecilhos, a sua utilização, evidenciando a importância de associação com as demais competências do enfermeiro.

De fato, como todo profissional da área da saúde, que tem a vida humana como objeto de estudo, o conhecimento para o enfermeiro, nunca é de mais. Esperamos que esta lista de livros de enfermagem seja útil para que você se mantenha constantemente atualizado.

Curtiu as dias dos livros? Se você tem alguma questão ou quer compartilhar algo conosco, deixe seu comentário nos campos abaixo. Ficaremos felizes com seu contato!


whatsapp do ceenInformações sobre cursos