Central de atendimento 0800 646 0016

Como diminuir o colesterol


O colesterol está intimamente ligado ao risco de infarto e doenças do coração. O fator causador pode ser genético e hereditário ou resultado de hábitos ruins e má alimentação. O acúmulo do colesterol resulta no depósito dessa substância na parede dos vasos, atrapalhando a circulação sanguínea e causando derrame e também gordura no fígado. O fumo também é um fator determinante na condição de saúde do paciente com colesterol alto. Por essas razões, separamos algumas dicas sobre como diminuir o colesterol.

Mas lembre-se que a avaliação e o acompanhamento de um médico são de extrema importância neste tipo de caso.

Para que seja possível diminuir o colesterol, o paciente deve entender que atitudes esporádicas não são suficientes para dar conta do problema. É indispensável a mudança de hábitos de vida para que seja possível controlá-lo.

Pare de fumar

O fumo aumenta a pressão sanguínea. Por isso, descontinuar seu uso é fundamental para que os níveis de colesterol baixem, bem como para que o sangue possa circular sem maiores problemas. Para conseguir eliminar esse vício, procure ajuda médica e conte com a terapia e o atendimento de um psicólogo especializado se for preciso. 

Faça exercícios físicos

Além de combater o sedentarismo, os exercícios físicos recomendados para pessoas com colesterol alto, geralmente, envolvem a perda de gordura abdominal. No caso de homens, a circunferência abdominal não pode ultrapassar os 92 cm. Nas mulheres, o recomendado é manter a circunferência abaixo de 87 cm. 

Atenção especial à dieta

Evite gorduras trans e saturadas, pois elas causam um aumento direto nos níveis de colesterol. Prefira alimentos magros, como carne branca, produtos desnatados e ainda invista em gorduras boas, como o óleo de oliva ou óleo de canola. Frituras, bem como bolachas recheadas, devem ser excluídas do cardápio. Além disso, prefira alimentos ricos em fibras e consuma frutas e verduras para deixar as refeições mais balanceadas.

Todo processo que envolve mudança de hábitos pode ser bastante complicado, por isso faça um acompanhamento com médico especializado, pois ele saberá fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para diminuir o colesterol. É muito importante estar atento ao que ele diz.

O Ceen Pós-Graduação oferece cursos e treinamentos para profissionais da área da saúde. Para saber mais, entre em contato conosco.