Central de atendimento 0800 646 0016

Como fazer o autoexame de câncer de mama


Ao contrário do que se pensa, o câncer de mama ocorre em homens e mulheres, apesar de ser expressivamente mais frequente no caso feminino. O Ministério da Saúde estima cerca de 52.680 novos casos a cada ano e o número tende a subir. Pensando nisso, preparamos um passo – a- passo de como fazer o autoexame de câncer de mama, já que as chances de cura são maiores quando o problema é descoberto no estágio inicial da doença.


Apesar de apresentar maior incidência em mulheres que têm o histórico na família, o câncer de mama também pode ocorrer devido ao fumo, ao excesso de peso e à ingestão de bebidas alcoólicas, por isso é importante estar atenta à saúde.

Confira como se prevenir:


PASSO 1 

Fique em frente um espelho e observe o formato de suas mamas. Verifique se elas estão regulares em relação ao tamanho e à simetria, além disso, veja se há alterações na textura da pele, aréola e também no mamilo.

PASSO 2

Coloque as mãos para o alto e veja se observa os fatores descritos anteriormente. Procure também qualquer inchaço e verifique se as mamas estão alinhadas, bem como os mamilos.

PASSO 3 

No chuveiro, com a mão atrás da nuca, ensaboe a mama e percorra a superfície com a ponta dos dedos, em movimentos circulares, de fora para dentro, procurando por caroços. Após fazer isso com a mão esquerda, faça o mesmo com a mão direita.

PASSO 4

Faça o movimento de percorrer a área entre a axila e o mamilo com movimentos circulares, sem fazer muita pressão. Pressione levemente os mamilos e as aréolas: busque por lesões e observe com atenção se está saindo alguma secreção.

PASSO 5

Ainda com os braços levantados, pressione toda a axila com movimentos circulares.

PASSO 6

Coloque um travesseiro ou toalha como apoio sob o ombro, coloque a mão na nuca e faça o mesmo movimento circular descrito anteriormente. Ao terminar, repita o movimento do outro lado.

A fase em que você se encontra no ciclo menstrual pode afetar o diagnóstico, por isso é importante fazer o exame na semana após o fim da menstruação. Também é essencial lembrar que o autoexame não substitui a mamografia, que deve ser feita sempre que solicitada pelo médico.

O Ceen Pós-Graduação oferece cursos e treinamentos para profissionais da saúde. Para saber mais, entre em contato conosco.