Pós-graduação em Enfermagem em UTI: veja por que se especializar na área

Quer fazer uma especialização em uma área com boas perspectivas profissionais? Então você precisa conhecer a Pós graduação Enfermagem em UTI. O curso prepara os enfermeiros para atuar em um segmento com alta demanda no mercado, por isso é uma formação importante para quem busca crescer na carreira.

Essa pós vai permitir ao enfermeiro atuar em diferentes cenários de complexidade das unidades de terapia intensiva, com ações de assistência e cuidado integral ao paciente. Além disso, possibilitará ao profissional assumir posição de gestão — liderando equipes e administrando recursos materiais e tecnológicos.

Quer conhecer em detalhes como é o Curso de Pós-graduação em Enfermagem em UTI? Acompanhe nosso post, conheça as disciplinas e saiba carga horária da especialização, além das atribuições e perfil desse profissional. Boa leitura!

Como é o Curso de Pós-graduação em Enfermagem em UTI?

O Curso de Pós-graduação em Enfermagem em UTI é direcionado para enfermeiros que queiram expandir sua área de atuação — trabalhando especificamente com pacientes em estado crítico.

Grade curricular

O conteúdo programático da especialização é variado e mais direcionado para a prática. Veja a seguir as principais disciplinas do curso:

-Sistema Cardiovascular;

-Sistema Respiratório;

-Sistema Renal;

-Sistema Neurológico;

-Sistematização da Assistência de Enfermagem;

-Gerenciamento da Assistência de Enfermagem;

-Farmacologia Geral e Sistema Gastro-intestinal;

-Distúrbios Hematológicos.

Carga horária

O curso tem duração de 17 meses — com aulas às sextas e sábados (1 fim de semana por mês) — e carga horária total de 540 horas. Como se vê, em pouco tempo você realiza uma formação de qualidade que vai garantir seu crescimento profissional.

Objetivo

O objetivo da pós é expandir o conhecimento do enfermeiro para que ele esteja apto a atuar, junto a uma equipe multidisciplinar, em diferentes situações que envolvam o atendimento ao paciente em terapia intensiva.

O que faz um enfermeiro que atua em UTI?

O enfermeiro de UTI vai lidar com situações bastante complexas, afinal é o atendimento direcionado para pacientes em estado crítico, muitas vezes no pior momento da sua doença e com o estado de saúde bastante alterado.

Em sua rotina, o profissional obtém o histórico do paciente, administra medicações e curativos, faz a monitoração dos sinais vitais e adota medidas de higienização e cuidado integral e humanizado do enfermo. Para que consiga exercer seu trabalho com eficiência, o enfermeiro do setor precisa ainda saber lidar com os equipamentos tecnológicos.

Trabalha em uma equipe multidisciplinar com médicos, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, odontólogos e nutricionistas — além de ser o interlocutor entre a UTI e os demais serviços do hospital. Além disso, é o profissional que tem mais contato com os familiares do paciente.

Cargos de gestão

O enfermeiro especialista em UTI pode assumir cargos de gestão, pois tem o conhecimento para gerenciar recursos humanos e materiais, garantir a padronização de procedimentos/protocolos e tomar decisões para agir de forma rápida nas intercorrências — tão comuns nessa área hospitalar.

Qual é o perfil do enfermeiro intensivista?

Você está interessado em fazer a Pós-graduação em Enfermagem em UTI, mas ainda tem dúvidas sobre o perfil necessário para essa função? Saiba que o enfermeiro intensivista precisa, em primeiro lugar, ser proativo e dinâmico para antever as situações e agir rápido, evitando, assim, consequências mais sérias.

Precisa também trabalhar com muito foco, atento a cada detalhe do que se refere ao atendimento do paciente. É importante também outras competências, como:

-saber trabalhar em equipe;

-delegar tarefas e apresentar rotinas à equipe;

-ser organizado;

-ter um bom relacionamento interpessoal;

-ser comunicativo;

-dar e receber feedbacks;

-pensar criticamente em relação a cada caso.

O profissional deve ter ainda o perfil de liderança para treinar e orientar as equipes e estar pronto para assumir desafios e tomar decisões.

Como o enfermeiro intensivista lida diretamente com o enfermo e seus familiares, é preciso ser paciente, didático, ter equilíbrio emocional e ainda prezar pelo atendimento humanizado para acolher essas pessoas que estão fragilizadas.

Outro ponto fundamental para quem atua na enfermagem de UTI é sempre buscar a atualização técnica e científica — principalmente porque nesse setor as inovações são constantes.

Por que é importante se especializar nessa área?

Os enfermeiros que querem vencer a concorrência, além de conseguir os melhores cargos (inclusive de liderança e gestão), precisam fazer uma pós-graduação. Um levantamento realizado pela consultoria de carreira Produtive apontou que profissionais que realizam uma especialização podem ter uma média salarial até 70% superior em comparação àqueles que só possuem o diploma de graduação.

Buscar aprimoramento vai valorizar o seu currículo, trazer reconhecimento profissional — além de proporcionar a expansão de sua área de atuação. Assim, receber o diploma de Especialização em Enfermagem em UTI propicia atuar em um segmento com alta demanda e pode ainda render uma remuneração maior.

Atualização

Com a realização de uma pós-graduação, o profissional adquire novos conhecimentos e habilidades, além de se atualizar quanto às últimas tendências de sua área.

Networking

Além disso, o ambiente do curso permite uma rica vivência com professores e colegas, possibilitando inclusive fazer networking, ou seja, uma rede de contatos que pode render boas oportunidades profissionais.

Como escolher a melhor instituição de ensino?

Muitos enfermeiros buscam o sucesso profissional e sabem da importância de realizar cursos de aprimoramento — como a Pós-graduação em Enfermagem em UTI —, no entanto, ficam perdidos ao selecionar a instituição de ensino.

Para garantir uma formação de qualidade, em que você faça valer o investimento de tempo e dinheiro, é preciso observar alguns pontos, como:

-qualificação do corpo docente — preferencialmente mestres e doutores oriundos de universidades de referência;

-infraestrutura completa para que você consiga ter um aprendizado completo;

-conteúdo programático atual;

-reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) para obtenção de um certificado válido.

Se você busca um diferencial competitivo e quer atuar em um segmento que vai proporcionar crescimento profissional, considere cursar a Pós-graduação em Enfermagem em UTI. Comece a se programar e inclua essa especialização em seu plano de carreira!

Gostou das informações deste post? Ficou interessado em incluir essa especialização no seu currículo? Entre em contato com o CEEN — instituição de ensino referência em cursos de pós-graduação e treinamentos para enfermeiros!


whatsapp do ceenInformações sobre cursos